A cidade de João Pessoa registrou mais de 190 milímetros de chuva nas últimas 48 horas, entre a quinta (15) e esta sexta-feira (17), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume representa 66% da média histórica prevista para todo o mês de maio, que é de 287,7 mm. Apenas com os dados desta sexta, a capital paraibana se tornou o município com maior volume acumulado de chuva do Brasil no período.
Diante do cenário, toda a estrutura da Defesa Civil está em alerta até a próxima terça-feira (20). Diversos órgãos municipais atuam de forma integrada e seguem em prontidão para atender ocorrências, oferecendo suporte direto à população afetada.
O prefeito em exercício, Leo Bezerra, acompanha pessoalmente as ações emergenciais. “Vamos seguir em alerta, com toda a equipe mobilizada, para ir onde a população necessitar. Com fé em Deus e a ajuda de todos, vamos trabalhar por quem precisar”, afirmou.
O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, destacou que o trabalho segue de forma intensiva, com foco em minimizar os impactos das chuvas e acolher moradores em áreas de risco. Ele reforçou a importância de evitar situações perigosas. “É fundamental não tentar atravessar ruas alagadas, pois há risco de rachaduras ou fendas ocultas. É preciso procurar abrigo seguro em caso de elevação de rios ou deslizamentos de encostas”, alertou.
A orientação da Defesa Civil é que, durante episódios de chuvas intensas, as pessoas evitem o uso de eletroeletrônicos ao ar livre, não se abriguem sob árvores, não atravessem vias com acúmulo de água, e deixem imediatamente locais de risco ao menor sinal de anormalidade. A população deve acionar a Compdec-JP sempre que necessário.
O Inmet mantém um alerta vigente até as 23h59 desta sexta-feira (17) e já emitiu novo Aviso Meteorológico, válido a partir da zero hora de sábado (18) até as 10h da terça-feira (20). A previsão indica chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
A Defesa Civil de João Pessoa funciona 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados. Em caso de emergência, o atendimento pode ser solicitado pelo WhatsApp (83) 98831-6885, pelo telefone 199 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, disponível gratuitamente na Play Store e App Store.