Governo da Paraíba intensifica fiscalização no Litoral Sul para combater transporte turístico ilegal

A ação integra o Programa de Fiscalizações Integradas, uma iniciativa que conta com a parceria do Ministério do Turismo (MTur) e das prefeituras de Conde e Pitimbu

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), intensificou as fiscalizações no Litoral Sul do estado com o objetivo de combater o transporte turístico ilegal e o exercício clandestino da profissão de guias de turismo. A ação integra o Programa de Fiscalizações Integradas, uma iniciativa que conta com a parceria do Ministério do Turismo (MTur) e das prefeituras de Conde e Pitimbu.

As operações, coordenadas pela PBTur e Setde, envolvem a participação de diversos órgãos estaduais e municipais, como as Secretarias de Mobilidade Urbana, Guardas Municipais, Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Polícia Militar e Detran-PB. O principal objetivo é garantir que os prestadores de serviços turísticos, como transportadoras e guias, atuem conforme as normas do Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e cumpram as regulamentações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Durante as abordagens realizadas em Conde e Pitimbu, foram fiscalizados, ao todo, nove buggys, 44 carros de passeio, 15 vans ou microônibus, dois ônibus, quatro táxis e cinco veículos tipo Doblô. Além da verificação da documentação e das autorizações para o transporte turístico, os fiscais também combateram a atuação de profissionais não credenciados como guias.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destacou que a prioridade da fiscalização é garantir um turismo de qualidade e segurança para todos. “Precisamos assegurar que todos os prestadores de serviços turísticos estejam devidamente regularizados. Isso não protege os visitantes, mas também valoriza os profissionais que atuam de maneira correta e comprometida com o setor”, ressaltou.

a coordenadora de serviços turísticos da PBTur, Maria Belizário, enfatizou a importância da ação educativa, alinhada ao Maio Amarelo, mês de conscientização no trânsito. “Além da fiscalização, realizamos um trabalho de orientação com motoristas e condutores para reforçar a importância de respeitar as leis de trânsito e reduzir os acidentes, garantindo a segurança de todos”, afirmou.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, reforçou o compromisso do Governo com um turismo sustentável e legalizado. “Estamos trabalhando com responsabilidade para garantir que o turismo na Paraíba seja desenvolvido com qualidade, segurança e dentro da legalidade. Essas fiscalizações fazem parte de um esforço conjunto para combater práticas irregulares e garantir uma experiência segura tanto para os visitantes quanto para a população local. Nosso compromisso também é com os profissionais que operam dentro das normas, ajudando a construir um turismo forte e sustentável em nosso estado”, destacou.

As fiscalizações são ações contínuas realizadas em diversas regiões da Paraíba, com o objetivo de promover um turismo mais seguro, regulamentado e de alta qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui