Mais de R$ 1,6 milhão. Esse é o valor calculado pela Polícia Civil da Paraíba (PCPB) em aparelhos celulares apreendidos pela Operação Recupera desde o lançamento do projeto, em outubro de 2024. Na manhã desta sexta-feira (23), a corporação fará a entrega de mais 338 unidades, em evento marcado para as 10h, no auditório da Cidade da Polícia Civil, em João Pessoa.
Ao todo, a Polícia Civil já recuperou 1.083 celulares em todas as regiões do estado. O trabalho consiste em localizar aparelhos roubados ou furtados e intimar as pessoas que estavam com esses objetos, para que expliquem na delegacia como adquiriram produtos de origem criminosa. Autores dos roubos também são alvo das investigações.
Após o rastreio e apreensão dos celulares, a PCPB entra em contato com as vítimas para agendar a devolução dos aparelhos. De acordo com o delegado-geral da PCPB, André Rabelo, em apenas seis meses de operação ativa já é possível perceber uma redução nos casos de roubo de celulares na Paraíba.
“Temos estudos em andamento que confirmam essa tendência. Quando os celulares são roubados, é para serem vendidos a terceiros. Ao identificarmos e intimarmos esses receptadores, esse comércio ilegal perde força. Esse trabalho, em pouco tempo, certamente vai contribuir para uma queda significativa nesse tipo de crime”, afirmou Rabelo.