A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país para consultar se houve desconto associativo não autorizado em seus benefícios.
O atendimento presencial é voltado principalmente para quem tem dificuldade de acessar os canais digitais. Para os demais, a consulta pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, site do INSS ou pela Central 135, sem necessidade de sair de casa.
“Caso o segurado já tenha feito a consulta por um desses meios, não é necessário ir até uma agência dos Correios”, reforça o INSS.
Até o momento, o INSS já notificou 9 milhões de segurados vítimas dessa fraude, que podem solicitar o reembolso pelos canais digitais e, a partir do dia 30, também presencialmente nas agências dos Correios.
Segundo o órgão, até o último domingo (25), 2.124.024 aposentados e pensionistas já haviam solicitado ressarcimento pelos canais digitais, em apenas 12 dias.
Para saber qual é a agência mais próxima, o segurado pode acessar a lista completa disponível no site dos Correios ou na Central 135. Na Paraíba, a relação de unidades começa a partir da página 36 do documento disponibilizado online.
Documentos necessários para o atendimento
Basta apresentar um documento oficial de identificação.
Não é necessário levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.
Se não puder comparecer pessoalmente
O atendimento pode ser feito por um representante legal, desde que apresente uma procuração autenticada. Nesse caso, o acesso será limitado apenas à consulta, sem possibilidade de realizar alterações cadastrais.
Como funciona o atendimento
O serviço será realizado em plataforma específica, independente da base de dados previdenciária, com total segurança das informações.
Nas agências habilitadas, o beneficiário poderá:
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Consultar se há descontos não autorizados no benefício
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Solicitar contestação de descontos indevidos
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Confirmar se algum desconto foi autorizado
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Consultar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis após o pedido)
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Analisar e contestar documentos apresentados pela associação
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Imprimir o protocolo, com orientações de acompanhamento via 135 ou Meu INSS
O atendimento é gratuito e será feito por equipes treinadas, com prioridade para aposentados e pensionistas nas unidades que possuem sistema de filas ou guichês exclusivos.
Prazo para buscar o atendimento
O atendimento é contínuo, sem prazo final para solicitar o ressarcimento.
“Não é necessário correr no início. Todos serão atendidos com tranquilidade”, destaca o INSS.
Quem mora longe de uma agência
O governo federal e os Correios estão planejando ações itinerantes, levando o serviço a regiões mais distantes, com atendimento móvel e busca ativa.
Atenção para golpes
Nenhum funcionário do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos segurados.
Se alguém se apresentar dessa forma, é golpe!
Canais oficiais de atendimento
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Aplicativo Meu INSS
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Site do INSS
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Central 135
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A partir do dia 30 de maio, nas agências dos Correios