Aposentados e pensionistas poderão consultar descontos não autorizados no INSS nas agências dos Correios a partir de sexta-feira

Até o momento, o INSS já notificou 9 milhões de segurados vítimas dessa fraude, que podem solicitar o reembolso pelos canais digitais e, a partir do dia 30, também presencialmente nas agências dos Correios.

A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país para consultar se houve desconto associativo não autorizado em seus benefícios.

O atendimento presencial é voltado principalmente para quem tem dificuldade de acessar os canais digitais. Para os demais, a consulta pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, site do INSS ou pela Central 135, sem necessidade de sair de casa.
“Caso o segurado já tenha feito a consulta por um desses meios, não é necessário ir até uma agência dos Correios”, reforça o INSS.

Até o momento, o INSS já notificou 9 milhões de segurados vítimas dessa fraude, que podem solicitar o reembolso pelos canais digitais e, a partir do dia 30, também presencialmente nas agências dos Correios.

Segundo o órgão, até o último domingo (25), 2.124.024 aposentados e pensionistas já haviam solicitado ressarcimento pelos canais digitais, em apenas 12 dias.

Para saber qual é a agência mais próxima, o segurado pode acessar a lista completa disponível no site dos Correios ou na Central 135. Na Paraíba, a relação de unidades começa a partir da página 36 do documento disponibilizado online.

Documentos necessários para o atendimento

Basta apresentar um documento oficial de identificação.
Não é necessário levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.

Se não puder comparecer pessoalmente

O atendimento pode ser feito por um representante legal, desde que apresente uma procuração autenticada. Nesse caso, o acesso será limitado apenas à consulta, sem possibilidade de realizar alterações cadastrais.

Como funciona o atendimento

O serviço será realizado em plataforma específica, independente da base de dados previdenciária, com total segurança das informações.
Nas agências habilitadas, o beneficiário poderá:

  • Consultar se há descontos não autorizados no benefício

  • Solicitar contestação de descontos indevidos

  • Confirmar se algum desconto foi autorizado

  • Consultar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis após o pedido)

  • Analisar e contestar documentos apresentados pela associação

  • Imprimir o protocolo, com orientações de acompanhamento via 135 ou Meu INSS

O atendimento é gratuito e será feito por equipes treinadas, com prioridade para aposentados e pensionistas nas unidades que possuem sistema de filas ou guichês exclusivos.

Prazo para buscar o atendimento

O atendimento é contínuo, sem prazo final para solicitar o ressarcimento.
“Não é necessário correr no início. Todos serão atendidos com tranquilidade”, destaca o INSS.

Quem mora longe de uma agência

O governo federal e os Correios estão planejando ações itinerantes, levando o serviço a regiões mais distantes, com atendimento móvel e busca ativa.

Atenção para golpes

Nenhum funcionário do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos segurados.
Se alguém se apresentar dessa forma, é golpe!

Canais oficiais de atendimento

  • Aplicativo Meu INSS

  • Site do INSS

  • Central 135

  • A partir do dia 30 de maio, nas agências dos Correios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui