As aulas de uma turma do 3º ano do curso de informática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras, foram suspensas por 10 dias após a confirmação de seis casos de catapora entre os alunos. A informação foi confirmada pelo diretor da unidade, Abinadabe Andrade.
Os primeiros registros da doença surgiram na quinta-feira (22). Diante da situação, a direção do campus acionou a Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras para coordenar uma resposta conjunta. A decisão foi pela suspensão temporária das aulas apenas para a turma afetada, enquanto as demais turmas seguem com as atividades normalmente.
O IFPB garantiu que as aulas suspensas serão repostas ao longo do ano letivo. A instituição também informou que todos os alunos diagnosticados estão em boas condições de saúde, sendo acompanhados pelo núcleo de apoio médico e odontológico do campus, em parceria com as famílias.
A Secretaria Municipal de Saúde comunicou que a Vigilância em Saúde iniciou uma investigação para rastrear a origem e possíveis focos de disseminação do vírus. Dos seis alunos infectados, apenas uma reside em Cajazeiras, e essa estudante já está sendo assistida pela rede municipal de saúde.
Conforme os primeiros levantamentos, o caso índice — o primeiro identificado no campus — teria origem em uma aluna do município de Cachoeira dos Índios, também no Sertão paraibano.
Embora ainda não haja confirmação sobre a realização de testagem em massa entre os demais estudantes, o IFPB informou que já solicitou essa ação à Secretaria Municipal de Educação de Cajazeiras.