Correios passam a oferecer atendimento para contestação de descontos indevidos em benefícios do INSS

A iniciativa amplia a rede de atendimento presencial aos beneficiários, especialmente em municípios onde o INSS não possui unidades próprias, e reforça o papel dos Correios no combate a fraudes que afetaram milhares de idosos em todo o país.

A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos diretamente nas agências dos Correios.

A iniciativa amplia a rede de atendimento presencial aos beneficiários, especialmente em municípios onde o INSS não possui unidades próprias, e reforça o papel dos Correios no combate a fraudes que afetaram milhares de idosos em todo o país.

Com mais de 5 mil agências próprias habilitadas em todos os estados, os Correios disponibilizam uma estrutura pública fundamental para garantir atendimento humanizado, seguro e gratuito aos aposentados.

“Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que, com sua capilaridade, infraestrutura pública instalada e equipes preparadas, atuam como braço do governo federal a serviço da população”, afirmou o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos. “Estamos prontos para oferecer soluções que levem segurança, dignidade e acesso aos direitos fundamentais para todos, especialmente aqueles que mais precisam.”

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, ressaltou que a medida tem como objetivo garantir que nenhum cidadão fique sem acesso ao direito de contestar cobranças indevidas. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesaram aposentadas e aposentados brasileiros”, afirmou.

Já o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou que a ação faz parte de um esforço concentrado do governo para atender aposentados e pensionistas prejudicados por fraudes. “Os Correios se somam nesse grande compromisso do governo para que nenhum aposentado fique no prejuízo. Vamos ampliar o atendimento, fazer um atendimento olho no olho e alcançar aqueles que são mais vulneráveis, que não têm acesso à tecnologia ou que, por outro motivo, queiram receber o auxílio presencial.”

A parceria prevê rígidos protocolos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados nas unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando confidencialidade e rastreabilidade.

Para os locais que ainda não contam com agências habilitadas, estão previstas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço em todo o território nacional.

A lista completa das unidades habilitadas pode ser consultada no site oficial dos Correios.

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