João Pessoa reforça importância do uso de preservativos durante o São João para prevenção de ISTs

Os testes rápidos para ISTs estão disponíveis para qualquer pessoa com vida sexual ativa.

Com a chegada do período festivo de São João, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) emitiu um alerta à população sobre os riscos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e a importância do uso do preservativo como principal forma de prevenção. Segundo o órgão, o preservativo é o método mais eficaz contra ISTs e também evita gestações não planejadas.

A chefe da seção de IST, Aids e Hepatites Virais da SMS, Jéssica Mendonça, destacou que as infecções transmitidas por contato sexual ou por materiais perfurocortantes são causadas por mais de 30 tipos de vírus e bactérias, sendo a camisinha a barreira mais segura. “Abrir mão do preservativo expõe a pessoa e seus parceiros. Essas festas passam, mas as doenças permanecem”, alertou.

Como parte da estratégia de prevenção, a SMS realiza distribuição contínua de preservativos em toda a rede municipal de saúde, incluindo unidades básicas, UPAs, policlínicas, hospitais e até repartições administrativas como a sede da SMS e o Centro Administrativo Municipal (CAM). A distribuição também acontece em estações de trem, bares e ONGs, graças a parcerias com a iniciativa privada e organizações da sociedade civil. São ofertados preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante, todos disponibilizados de forma gratuita e acessível.

Jéssica Mendonça explicou que, após períodos festivos como São João e Carnaval, há aumento na procura por testagens e orientações, o que reforça a necessidade de prevenção. “As ISTs não têm cara, cor, sexo ou raça. Sexo protegido é a melhor forma de evitar contágio. Mas, caso haja exposição, a pessoa pode procurar o SAE/CTA ou o Hospital Clementino Fraga em até 72 horas para iniciar a medicação contra o HIV”, afirmou. Para outras ISTs, os sintomas costumam aparecer a partir de 30 dias após a relação desprotegida, sendo possível buscar atendimento nas USFs ou no próprio SAE/CTA.

Os testes rápidos para ISTs estão disponíveis para qualquer pessoa com vida sexual ativa. No entanto, em alguns casos, pode haver falso negativo devido à janela imunológica, período entre o contágio e a detecção de anticorpos. Os exames podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, no SAE/CTA, localizado na Rua Alberto de Brito, nº 413, bairro Jaguaribe, dentro da Policlínica Municipal. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 3213-7592.

Números atualizados

De janeiro até a primeira quinzena de junho de 2025, foram registrados em João Pessoa:

  • 291 casos de AIDS

  • 60 de Hepatites Virais

  • 791 casos de Sífilis adquirida

  • 233 em gestantes

  • 54 casos de Sífilis congênita

Em 2024, os números totais foram:

  • 861 casos de AIDS

  • 243 de Hepatites Virais

  • 1.523 casos de Sífilis adquirida

  • 508 em gestantes

  • 159 casos de Sífilis congênita

Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/NET) da Vigilância Epidemiológica de João Pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui