A Receita Federal libera nesta segunda-feira (30) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025, contemplando 6.545.322 contribuintes, com um valor total de R$ 11 bilhões — o maior da história tanto em número de beneficiados quanto em valor liberado. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Todo o valor será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso, conforme as regras do Fisco. A distribuição dos beneficiários foi detalhada da seguinte forma:
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4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por restituição via Pix;
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1.044.585 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
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496.650 professores cuja maior fonte de renda seja o magistério;
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148.090 contribuintes com mais de 80 anos;
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91.363 pessoas com deficiência física, mental ou doença grave.
Embora não estejam incluídos nas prioridades legais, os contribuintes que usaram simultaneamente a declaração pré-preenchida e Pix passaram a ter prioridade operacional no recebimento da restituição neste ano. Neste lote, não haverá pagamentos para contribuintes sem prioridade.
Como consultar e receber a restituição
A consulta ao lote foi liberada no dia 23 de junho e pode ser feita:
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Pelo site da Receita Federal (na aba “Meu Imposto de Renda” > “Consultar a Restituição”);
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Por meio do aplicativo da Receita Federal para celulares e tablets.
O pagamento será feito na conta bancária ou na chave Pix (CPF) informada na declaração. Caso o valor não seja creditado — por exemplo, devido a conta desativada — a restituição ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá:
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Agendar o crédito pelo Portal BB;
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Ligar para a Central de Relacionamento BB:
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4004-0001 (capitais)
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0800-729-0001 (demais regiões)
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0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos)
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Se o valor não for resgatado em até um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo novamente pelo Portal e-CAC, acessando:
“Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Contribuintes que não estiverem no segundo lote devem consultar o extrato no e-CAC para verificar se há pendências ou retenções na malha fina. Caso identifiquem erros, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.