João Pessoa envia 40 alunos e 10 professores para intercâmbio no Reino Unido em novembro

Com a adesão de João Pessoa ao modelo, a capital paraibana se torna a primeira do Brasil a integrar uma ação de intercâmbio internacional para alunos da rede municipal com foco em formação linguística e cidadã.

O prefeito Cícero Lucena confirmou, nesta quarta-feira (9), que 40 alunos e 10 professores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participarão de um intercâmbio educacional no Reino Unido, programado para acontecer em novembro deste ano. O anúncio foi feito durante o lançamento de mais uma edição do programa Conexão Mundo, promovido pelo Governo da Paraíba para estudantes da rede estadual.

Durante o evento, o prefeito destacou a sintonia entre as gestões municipal e estadual, reforçando o compromisso com políticas públicas integradas voltadas à educação. Ele elogiou o governador João Azevêdo pelo empenho em oferecer oportunidades que ampliam os horizontes da juventude paraibana.

A relevância deste projeto é tamanha que o Município de João Pessoa decidiu enviar 40 alunos e 10 professores à Inglaterra, preparando nossos jovens para o Ensino Médio e investindo na base, inclusive com o ensino de idiomas desde o âmbito municipal”, declarou Cícero Lucena.

Conexão Mundo: internacionalização da educação paraibana

O Conexão Mundo é um programa estruturado para promover a formação internacional de alunos da rede estadual, com foco em língua estrangeira, repertório cultural, experiências acadêmicas e parcerias com instituições do exterior. Nesta edição, o Governo da Paraíba anunciou a ampliação do projeto para novos destinos, como Canadá, Colômbia e Irlanda, que se somam aos já consolidados Inglaterra, Escócia, País de Gales, Espanha, China, Chile e Reino Unido.

O investimento total será de R$ 61 milhões, permitindo o envio de 400 alunos para intercâmbios com duração de até três meses, após passarem por formação em Língua Inglesa e processo seletivo criterioso.

Estamos possibilitando que esses jovens vivam um sonho que, muitas vezes, pareceria inatingível. Não é apenas sobre aprender um idioma, mas sobre ampliar perspectivas de vida e conhecimento de mundo”, afirmou o governador João Azevêdo.

O secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho, ressaltou o caráter inédito e pioneiro do programa, apontando o Conexão Mundo como o maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil financiado por um estado.

A Paraíba foi o primeiro estado a enviar estudantes da rede pública para a China. Isso demonstra o nosso compromisso com uma educação pública transformadora, global e de qualidade”, destacou.

Com a adesão de João Pessoa ao modelo, a capital paraibana se torna a primeira do Brasil a integrar uma ação de intercâmbio internacional para alunos da rede municipal com foco em formação linguística e cidadã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui