O transporte coletivo da Região Metropolitana de João Pessoa passa a contar, a partir desta quarta-feira (9), com 14 novos ônibus zero quilômetro, que já começaram a operar em linhas intermunicipais entre a capital paraibana e os municípios de Cabedelo, Bayeux, Santa Rita e Conde. A entrega oficial dos veículos ocorreu em uma solenidade no Terminal Rodoviário de João Pessoa, no bairro do Varadouro.
Os novos coletivos são equipados com recursos de acessibilidade e segurança, como plataforma elevatória para cadeirantes, espaços reservados para pessoas com deficiência, corrimãos com textura tátil, campainhas sem fio, câmeras de monitoramento e sistema que impede o deslocamento do veículo com as portas abertas. Além disso, todos os modelos são equipados com motores Euro 6, que emitem menos poluentes, contribuindo para a redução do impacto ambiental.
A iniciativa integra o processo de modernização do transporte metropolitano iniciado em 2023. Com os novos veículos, já são 34 ônibus zero quilômetro incorporados à frota, representando 53% de renovação dos veículos em operação.
Segundo Isaac Júnior, diretor institucional do Sintur-JP, o projeto tem o apoio direto do Governo da Paraíba, que subsidia 50% das integrações metropolitanas e reduziu a alíquota do ICMS sobre o óleo diesel, contribuindo para a viabilidade econômica da renovação.
“O esforço das concessionárias, aliado ao incentivo do Governo do Estado, tem como objetivo proporcionar à população da Grande João Pessoa um transporte mais confortável, seguro e eficiente”, afirmou Isaac Júnior.
O sistema metropolitano atende, em média, 27.500 passageiros por dia, o que equivale a cerca de 665 mil usuários por mês. A expectativa é de que os novos veículos contribuam para melhorar a mobilidade urbana, reduzir o tempo de viagem e elevar o padrão de qualidade do serviço oferecido à população da região.