Um corpo masculino foi encontrado sem vida na tarde desta sexta-feira (11) na praia de Barra de Gramame, na Zona Sul de João Pessoa. Surfistas que estavam no local localizaram o corpo submerso e acionaram as autoridades. A vítima, ainda não identificada, aparenta ter entre 40 e 50 anos.
Equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estiveram no local. Segundo o delegado Felipe Viana, da Delegacia de Homicídios, o homem havia sido visto caminhando na faixa de areia antes de ser encontrado. A princípio, não foram identificados sinais de violência e a principal suspeita é de afogamento. O corpo foi encaminhado para exames periciais que vão confirmar a causa da morte e auxiliar na identificação da vítima.
A praia de Barra de Gramame possui mar agitado e é procurada para a prática de esportes como o surfe, mas também oferece riscos para o banho, especialmente em áreas de correnteza ou onde o rio encontra o mar.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o afogamento é a segunda principal causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos e a quarta entre jovens de 5 a 24 anos no Brasil. Homens morrem afogados seis vezes mais que mulheres, e 70% das mortes ocorrem em águas naturais, como rios, lagos e praias.
Apesar de uma redução de 48% na mortalidade por afogamento entre 1995 e 2022, a necessidade de conscientização e prevenção segue urgente, principalmente em locais sem guarda-vidas, onde o risco de morte é 60 vezes maior.