A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou queda significativa, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16). O levantamento mostra que 53% desaprovam a gestão, número inferior aos 57% registrados em maio.
Por outro lado, a aprovação subiu de 40% para 43%, um crescimento de três pontos percentuais. Já os que não souberam ou não responderam representam 4%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento ocorreu em meio ao anúncio de um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros por parte do ex-presidente dos EUA, Donald Trump — episódio que gerou reação do presidente Lula, que defendeu a unidade nacional e uma resposta recíproca ao caso.
Destaques regionais e demográficos
A maior queda na desaprovação foi registrada na região Sudeste, onde o índice passou de 64% em maio para 56% em julho. No mesmo período, a aprovação subiu de 32% para 40%.
Entre as mulheres, a desaprovação caiu de 54% para 49%, enquanto a aprovação avançou de 42% para 46%.
Na faixa etária de 35 a 59 anos, o índice dos que desaprovam o governo recuou de 59% para 52%, e os que aprovam aumentaram de 38% para 44%.
Entre os brasileiros com ensino superior completo, também houve mudança significativa de percepção: a desaprovação caiu de 64% para 53% e a aprovação subiu de 33% para 45%.