Prefeitura de João Pessoa realiza Dia D de Multivacinação neste sábado para reforçar a proteção contra doenças

A ação tem como objetivo reforçar a importância da imunização em todas as faixas etárias, garantindo proteção contra doenças preveníveis e contribuindo para o controle de surtos e epidemias.

Neste sábado (19), a Prefeitura de João Pessoa promove o Dia D de Multivacinação em diversas unidades da Rede Municipal de Saúde. A ação tem como objetivo reforçar a importância da imunização em todas as faixas etárias, garantindo proteção contra doenças preveníveis e contribuindo para o controle de surtos e epidemias.

Além da atualização da caderneta de vacinação, o Dia D também servirá para intensificar a campanha contra a Influenza (gripe), que segue em nível nacional até o dia 31 de julho.

As Unidades de Saúde da Família (USFs), Policlínicas Municipais e o Centro Municipal de Imunização funcionarão das 8h às 12h. Já os pontos móveis atenderão das 8h às 16h.

“Chamamos atenção para a importância da vacinação, principalmente para evitar doenças graves, como meningite, sarampo, tétano e poliomielite”, destacou o pediatra Roberto Leitão, diretor técnico do Hospital Municipal Valentina. Ele ressaltou que a vacinação reduz complicações como pneumonia, encefalite, surdez e paralisia, além de colaborar com a imunidade coletiva, que protege pessoas vulneráveis como idosos, recém-nascidos e imunossuprimidos.

A campanha também faz um alerta para os grupos prioritários da vacina contra a gripe, como gestantes, idosos, puérperas (mulheres no pós-parto) e crianças menores de 6 anos. A adesão desses públicos é essencial para atingir as metas de cobertura vacinal definidas pelo Ministério da Saúde.

“Essa é uma excelente oportunidade para quem está com o esquema vacinal incompleto ou tem dúvidas sobre as vacinas necessárias”, afirmou Fernando Virgolino, coordenador de Imunização do Município. “Nossas equipes estarão prontas para orientar e imunizar todos os públicos, inclusive nos três pontos móveis que funcionarão até as 16h”, completou.

Durante o Dia D, todas as salas de vacina da rede municipal estarão abertas, incluindo policlínicas e pontos móveis distribuídos estrategicamente pela cidade. A população deve comparecer munida de caderneta de vacinação e documento oficial com foto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui