O governador João Azevêdo sancionou a lei que concede o Título de Cidadão Paraibano ao ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira. A honraria, proposta pelo deputado estadual Adriano Galdino, foi publicada na edição desta quinta-feira (17) do Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com a Lei nº 13.773/2025, o título é concedido em reconhecimento aos “relevantes serviços prestados ao Estado da Paraíba, especialmente no fortalecimento e desenvolvimento do setor turístico”, conforme descrito no texto legal. A publicação também ressalta a geração de emprego, renda e valorização do patrimônio cultural e natural paraibano como frutos do trabalho do ministro.
Celso Sabino, natural de Belém (PA), é formado em Direito e Administração e atua como auditor fiscal concursado da Secretaria Estadual da Fazenda do Pará (SEFA). Sua trajetória pública teve início como deputado estadual (2011-2012 e 2015-2018). Também ocupou os cargos de Secretário Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (2012-2013) e presidente do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (IMETROPARÁ) entre 2013 e 2014. Foi eleito deputado federal em 2018 e reeleito em 2022, assumindo o Ministério do Turismo no atual governo federal.
A concessão do título é uma forma de reconhecimento oficial da Paraíba à contribuição do ministro no desenvolvimento do turismo no estado.
Confira publicação no DOE