João Pessoa terá duas primeiras ‘Upinhas’ para atendimentos de menor complexidade, anuncia secretário de Saúde

Durante entrevista, o secretário informou que as novas unidades funcionarão nos bairros Bessa e Cidade dos Colibris, com atendimento em três turnos, incluindo o período da noite.

O secretário municipal de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira, anunciou nesta sexta-feira (18) a implantação das duas primeiras ‘Upinhas’ da capital — unidades voltadas ao atendimento de urgência e emergência de menor complexidade, que hoje sobrecarregam as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Durante entrevista,o secretário informou que as novas unidades funcionarão nos bairros Bessa e Cidade dos Colibris, com atendimento em três turnos, incluindo o período da noite.

A primeira a operar com o novo modelo será a USF Integrada Colibris, próxima ao CECAF (Centro de Comercialização da Agricultura Familiar) e ao bairro José Américo. Segundo Luís Ferreira, a escolha da localização se deu pela proximidade com a UPA, permitindo que pacientes com casos leves sejam redirecionados para atendimento sem retornar para casa sem assistência.

“Vamos começar com uma unidade por distrito sanitário, priorizando as mais próximas às UPAs. Esses pacientes serão orientados a buscar a unidade básica de saúde mais próxima, com horário estendido, para garantir atendimento”, explicou.

Atendimento até a meia-noite

A proposta é que as ‘Upinhas’ tenham horário estendido até as 0h, como forma de absorver a demanda leve que hoje procura hospitais e UPAs, permitindo uma melhor organização do sistema.

Inicialmente, o plano da Secretaria de Saúde previa funcionamento durante toda a madrugada, mas, após avaliação com base em experiências da Prefeitura do Recife, a estratégia foi ajustada.

“Vimos que pacientes classificados como verde ou azul — casos leves — raramente procuram atendimento durante a madrugada. Por isso, optamos por funcionar até meia-noite, o que já representa um grande alívio para a rede”, pontuou Luís Ferreira.

As ‘Upinhas’ fazem parte de um projeto de reorganização da atenção primária em João Pessoa, com o objetivo de descentralizar os atendimentos e reduzir a superlotação nos serviços de emergência da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui