Com foco na proteção de vidas e no bem-estar da população, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) intensificou suas ações no primeiro semestre de 2025, especialmente nas áreas de risco da capital paraibana. O trabalho preventivo e ágil tem garantido tranquilidade aos moradores e celeridade na vistoria de imóveis em diversos bairros de João Pessoa.
De janeiro a junho, foram registradas 321 ocorrências pela Defesa Civil. Destas, 134 foram abertas diretamente pelo Centro de Operações e 187 chegaram por meio da plataforma 1Doc e do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Nesse período, 51 imóveis e 10 áreas foram interditados após avaliação técnica.
De acordo com o coordenador da Compdec-JP, Kelson Chaves, o trabalho segue a orientação do prefeito Cícero Lucena e do vice-prefeito Leo Bezerra, que têm determinado atenção especial às populações mais vulneráveis.
“Os resultados obtidos pelas ações desenvolvidas são tão significantes que o que nos resta é enfatizar e agradecer à colaboração dos nossos servidores, que dia após dia vêm se dedicando à prestação de um serviço de excelência à população”, afirmou.
Limpeza de rios e prevenção de enchentes
No mesmo período, a Compdec-JP realizou limpeza e desassoreamento de 12.682,08 metros de trechos de rios e canais, com 2.945,51 horas de trabalho de máquinas. Foram retiradas 2.720,90 toneladas de lixo, vegetação e resíduos sólidos, todos encaminhados ao aterro sanitário do município.
As ações ocorreram nos rios Jaguaribe (incluindo o trecho do Rio Morto), Timbó, Cuiá, Cabelo, Mandacaru, Gramame, e em corpos hídricos como as Três Lagoas, com o objetivo de garantir a fluidez das águas e evitar inundações, beneficiando diretamente as comunidades ribeirinhas.
Atuação social em áreas de risco
Além da atuação técnica, a Defesa Civil realiza ações articuladas com outras secretarias municipais para atendimento a famílias em áreas vulneráveis. No semestre, o setor de serviço social da Compdec-JP atendeu 103 pessoas, emitiu 12 relatórios sociais e constatou a necessidade de realocação de 86 indivíduos.
Canais de atendimento
A Defesa Civil de João Pessoa funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados, e pode ser acionada pelos seguintes canais:
-
WhatsApp: (83) 98831-6885
-
Telefone: 199
-
Aplicativo: ‘João Pessoa na Palma da Mão’, disponível gratuitamente na Play Store e App Store.
O serviço continua atuando com foco na prevenção e no atendimento imediato, reafirmando seu papel essencial na segurança pública da capital.