O Governo da Paraíba, por meio das Secretarias de Estado da Administração e da Segurança e Defesa Social, divulgou nesta terça-feira (22) uma nova convocação para o Curso de Formação Policial da Polícia Civil. A lista com os nomes dos convocados foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE).
A nova chamada ocorre após a eliminação de candidatos anteriormente convocados que não realizaram matrícula dentro do prazo estipulado, entre os dias 3 e 7 de julho de 2025. Com isso, foram abertas novas vagas para os cargos de delegado, escrivão, agente de investigação, perito oficial criminal, perito médico-legal, perito odonto-legal, perito oficial químico-legal, técnico em perícia, papiloscopista e necrotomista.
Os candidatos convocados nesta etapa deverão realizar a matrícula online entre as 15h do dia 24 de julho e as 23h59 do dia 28 de julho de 2025, por meio de um link que será enviado ao e-mail cadastrado no ato da inscrição.
Para efetivar a matrícula, será necessário apresentar documentação obrigatória, incluindo: título de eleitor e comprovante de votação ou justificativa; comprovante de quitação militar (para candidatos do sexo masculino); carteira de identidade civil; carteira nacional de habilitação (categoria mínima B); e diploma reconhecido pelo MEC ou declaração da instituição de ensino superior que comprove a conclusão do curso em tempo hábil.
Também serão exigidas certidões de antecedentes criminais da Justiça Federal, Justiça Estadual (ou do Distrito Federal), Justiça Militar Estadual e Federal, além da Justiça Eleitoral, referentes aos últimos cinco anos, de acordo com a jurisdição do candidato. Outras exigências incluem duas fotos 3×4 (coloridas e com fundo branco) e declaração de inexistência de sanção por inidoneidade aplicada por órgãos públicos.
O Curso de Formação acontecerá na Academia de Ensino da Polícia Civil (ACADEPOL), localizada na Costa do Sol, em João Pessoa. Os convocados deverão adquirir o enxoval obrigatório antes do início das aulas, conforme lista disponível no site oficial da ACADEPOL.