A Receita Federal libera, nesta quinta-feira (24), a consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2025, uma semana antes do pagamento, previsto para 31 de julho. Os dois primeiros lotes já foram pagos, e os próximos pagamentos ocorrerão em 29 de agosto (4º lote) e 30 de setembro (5º e último lote). As restituições são depositadas exclusivamente em contas bancárias ou chaves Pix do tipo CPF informadas na declaração.
A consulta pode ser realizada na página da Receita Federal, acessando o menu “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível verificar a situação por meio do aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets.
O pagamento do terceiro lote será feito em 31 de julho, na conta ou na chave Pix fornecida na declaração. Caso o contribuinte não esteja incluído na lista deste lote, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), emitir o extrato da declaração e verificar se há alguma pendência. Se necessário, pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes, caso tenha caído na malha fina.
Se a restituição não for depositada por motivo como conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade pelo Portal BB ou pelos telefones:
-
4004-0001 (capitais),
-
0800-729-0001 (demais localidades),
-
0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o valor não seja resgatado dentro de um ano, será necessário solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.