A Receita Federal libera, a partir das 10h desta quinta-feira (24), a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025, considerado o maior da história em número de contribuintes e o segundo maior em valor. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 7.219.048 contribuintes serão contemplados, com um valor total a ser pago de R$ 10 bilhões. Segundo o Fisco, a maior parte do montante será destinada a contribuintes com prioridade legal ou que utilizaram recursos que agora dão preferência no pagamento.
A distribuição das restituições segue o seguinte detalhamento:
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6.316.894 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber via Pix;
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755.978 contribuintes sem prioridade legal;
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83.575 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
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35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
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15.988 contribuintes com mais de 80 anos;
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11.298 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave.
Neste ano, contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e escolheram o recebimento via Pix (chave CPF) passaram a ter prioridade no recebimento da restituição, mesmo sem estarem entre os grupos prioritários por lei.
A consulta poderá ser feita no site da Receita Federal, acessando a seção “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. O mesmo serviço também está disponível no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
O pagamento será efetuado no dia 31 de julho, na conta bancária ou chave Pix informada na declaração. Quem não estiver na lista deste lote pode consultar o extrato no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Se houver pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Caso o valor da restituição não seja depositado por motivo de conta desativada, o contribuinte terá até um ano para resgatar os recursos no Banco do Brasil. O agendamento pode ser feito pelo Portal BB ou pelos telefones:
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4004-0001 (capitais),
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0800-729-0001 (demais localidades),
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0800-729-0088 (atendimento exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Se o valor não for resgatado no prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitar o pagamento por meio do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.