Sudema aponta dois trechos de praia impróprios para banho neste fim de semana na Paraíba

A Sudema reforça que é importante seguir as orientações e evitar o contato com a água nos trechos sinalizados até a próxima atualização do relatório.

Dois trechos do litoral paraibano foram classificados como impróprios para banho neste fim de semana, segundo relatório divulgado pela Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema). O levantamento analisou 62 pontos entre os dias 21 e 24 de julho e tem validade até 1º de agosto.

Os locais considerados impróprios estão em Cabedelo e Jacarapé:

  • Cabedelo: trecho entre as praias do Poço e Ponta de Campina, próximo ao fim da Rua Santa Cavalcante.

  • Jacarapé (Arraial do Sol): trecho localizado no fim da Rua Manoel Cândido Soares.

Em ambos os casos, a recomendação é evitar banho em uma área de 100 metros à direita e à esquerda do ponto de coleta, sinalizado com ícone vermelho no relatório da Sudema.

O que é balneabilidade e quais os riscos?

A balneabilidade avalia a qualidade da água destinada a atividades de contato direto e prolongado, como banho de mar, natação, mergulho e pesca. Quando a praia é classificada como imprópria, significa que há contaminação por bactérias fecais e outros poluentes, oferecendo risco à saúde.

Entre os riscos estão:

  • Doenças gastrointestinais: diarreia, vômitos, febre, cólera, febre tifoide e hepatite A;

  • Infecções respiratórias: causadas pela inalação de gotículas de água contaminada;

  • Problemas de pele: dermatites, infecções e agravamento de feridas abertas.

Em casos graves, a exposição a águas muito contaminadas pode provocar infecções severas, como as causadas por bactérias que destroem tecidos (bactérias “comedoras de carne”), que exigem tratamento imediato.

A Sudema reforça que é importante seguir as orientações e evitar o contato com a água nos trechos sinalizados até a próxima atualização do relatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui