A Paraíba registrou em 2024 a menor taxa de roubos e furtos de celulares do país, com 126,8 casos a cada 100 mil habitantes, segundo dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2025, divulgados nesta terça-feira (29) pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
No total, foram 5.256 ocorrências no ano passado, representando uma redução de 21,7% em relação a 2023, quando a taxa foi de 148,5 casos e 5.903 aparelhos subtraídos.
Destaque também nos furtos isolados
Nos furtos sem violência, a Paraíba também lidera nacionalmente, com 76,6 casos por 100 mil habitantes. O segundo estado melhor posicionado foi o Rio Grande do Sul, com taxa de 106,2.
Investimento em inteligência e tecnologia
Para o secretário da Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, os resultados refletem a política pública de prevenção e o uso de inteligência policial:
“Somos o estado com a menor taxa de roubos e furtos de celulares no país em 2024, além de liderarmos no menor número de furtos isoladamente. Essa redução é fruto de presença efetiva nas ruas, ações preventivas e tecnologia. A queda de 21,7% mostra que estamos no caminho certo e com impacto real na vida das pessoas”, afirmou.
Programa Recupera
O Anuário também aponta que programas de recuperação de celulares roubados contribuíram para a queda dos índices. Desde 2024, o programa Recupera, da Polícia Civil da Paraíba, já devolveu mais de 2 mil aparelhos aos donos. A Paraíba está entre os 13 estados brasileiros com programas estruturados dessa natureza.
Estado mais seguro do Nordeste
Além dos dados sobre celulares, o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) também destaca que a Paraíba é o estado mais seguro do Nordeste e o sétimo mais seguro do Brasil em número total de roubos. Houve redução de 22,4% das ocorrências em comparação a 2023.
O ranking considera a quantidade de roubos por 100 mil habitantes e avalia a eficácia das políticas de segurança, os investimentos em inteligência e a atuação integrada das forças policiais.