Dentro da programação alusiva ao 440º aniversário de João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena inaugurou, nesta segunda-feira (11), a Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Jardim Cidade Universitária e entregou quatro novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Esta é a 6ª USF inaugurada pela atual gestão, que pretende zerar áreas descobertas de atendimento até o fim do ano, com a entrega de dez unidades, beneficiando mais de 100 mil pessoas.
Atualmente, as seis USFs já em funcionamento atendem 64 mil cidadãos. Segundo o prefeito, a redistribuição desse público para as novas unidades vai desafogar o sistema e melhorar a qualidade do atendimento. “Até dezembro, João Pessoa terá 100% de cobertura na atenção básica”, destacou Cícero Lucena.
O vice-prefeito Leo Bezerra ressaltou o compromisso da gestão com a população. “Queremos erradicar a carência de atendimento e acabar com a situação em que o cidadão chega a uma USF e recebe a informação de que não será atendido. João Pessoa não aceitará mais essa postura”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, informou que, além da USF Jardim Cidade Universitária, já foram entregues as unidades Vista Alegre, Canaã, Boa Esperança, Colibris e Novo Geisel. Até o fim de julho, será inaugurada a USF Costa do Sol, ampliando o atendimento para cerca de 72 mil pessoas. Também neste mês, duas unidades reformadas e totalmente reconstruídas serão entregues.
Na área de urgência e emergência, as quatro novas ambulâncias entregues ao Samu vão renovar a frota e ampliar a capacidade de atendimento. O serviço agora conta com cinco ambulâncias de suporte avançado, oito de suporte básico e sete adicionais.
De acordo com a diretora-geral do Samu-JP, Lídia Holanda, as novas unidades foram adquiridas em parceria com o Governo Federal e contam com tecnologia avançada, incluindo equipamentos para pequenas cirurgias, desfibrilador, monitor, respirador e bomba de infusão. “Elas substituirão veículos em bom estado, criando uma reserva técnica para eventos e reforçando a eficiência do serviço”, explicou.