Lula e Xi Jinping discutem ampliação de cooperação e reforçam parceria estratégica

A conversa incluiu a discussão sobre a conjuntura internacional e os esforços recentes para promover a paz entre Rússia e Ucrânia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, na noite desta segunda-feira (11), por telefone com o presidente da China, Xi Jinping. Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), o diálogo durou cerca de uma hora e tratou de temas estratégicos para a relação bilateral.

Os líderes destacaram avanços na parceria estratégica e nas sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento de Brasil e China, comprometendo-se a ampliar a cooperação para áreas como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites. Também reafirmaram a intenção de identificar novas oportunidades de negócios entre as duas economias.

A conversa incluiu a discussão sobre a conjuntura internacional e os esforços recentes para promover a paz entre Rússia e Ucrânia.

Xi Jinping anunciou que enviará uma delegação de alto nível para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, em novembro, e afirmou que trabalhará junto ao Brasil para o êxito do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui