Lula anuncia nesta quarta pacote para socorrer empresas afetadas pelo tarifaço

A medida inclui uma linha de crédito de R$ 30 bilhões via Medida Provisória, com foco em empresas que perderam competitividade no mercado externo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia nesta quarta-feira (13), no Palácio do Planalto, um pacote emergencial para socorrer empresas exportadoras prejudicadas pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A medida inclui uma linha de crédito de R$ 30 bilhões via Medida Provisória, com foco em empresas que perderam competitividade no mercado externo.

Além do financiamento, o plano prevê ampliação de compras governamentais, abertura de novos mercados e prioridade para conteúdo nacional, buscando garantir a manutenção das operações e dos empregos. Também estão no pacote adiamento por até dois meses no pagamento de tributos federais e aquisição pública de perecíveis parados desde a sobretaxa.

A sobretaxa está em vigor desde 6 de agosto e, até agora, as tentativas de negociação com o governo americano não tiveram êxito. Lula afirmou que não irá “se humilhar” para abrir diálogo, citando falta de disposição real por parte de Washington. Internamente, o Planalto avalia medidas de reciprocidade contra produtos dos EUA, mas a possibilidade divide o setor empresarial.

Sem avanços com os norte-americanos, Lula intensificou contatos com outros parceiros comerciais, conversando recentemente com líderes da Índia, Rússia e China para ampliar mercados. O presidente chinês, Xi Jinping, manifestou disposição de reforçar laços e atuar de forma conjunta no contexto do Sul Global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui