O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para realizar visita institucional e humanitária ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar.
O requerimento foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, e justifica o pedido pela “amizade íntima” entre o parlamentar e Bolsonaro. Até o momento, não houve resposta do STF.
Apesar da solicitação, Bolsonaro restringiu as visitas a aliados próximos ou com papel político relevante, exigindo que todos os pedidos sejam previamente aprovados por ele antes de chegarem ao Supremo. A medida reduziu as chances de aprovação para Cabo Gilberto.
O ex-presidente está em prisão domiciliar desde o início de agosto, acusado de descumprir ordem judicial que o proibia de usar redes sociais, inclusive por meio de terceiros. Moraes entendeu que Bolsonaro violou a medida cautelar ao publicar conteúdo nas redes dos filhos, no processo em que é réu por tentativa de golpe de Estado.