Governo da PB realiza II Seminário Estadual da Primeira Infância e discute atenção integral

O evento marcou o encerramento das ações do Agosto Verde – Mês da Primeira Infância.

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou nesta terça (26) e quarta-feira (27), no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, o II Seminário Estadual da Primeira Infância: um olhar ampliado sobre a atenção integral através da gestão colaborativa. O evento marcou o encerramento das ações do Agosto Verde – Mês da Primeira Infância.

A secretária da Sedh, Pollyanna Werton, destacou a importância do encontro como espaço de articulação entre governo, conselhos e sociedade civil. “A primeira infância é a janela mais importante de oportunidades para a vida do cidadão. Quando garantimos estímulos e condições adequadas, temos uma trajetória positiva; quando violamos direitos, criamos distorções sociais. Este evento reafirma o compromisso do Estado em mobilizar todos os entes para assegurar o direito da criança”, afirmou.

O juiz Hugo Zaher, da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju) do TJPB, ressaltou a relevância do seminário para fortalecer a proteção integral: “É necessário trazer luz ao tema e envolver todos os setores na luta pela infância”. Já o coordenador estadual da Primeira Infância, Roberto Dutra, lembrou que o seminário é fruto da parceria da Sedh com o Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância, que reúne secretarias e instituições como Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Cedca e Conselho de Assistência Social.

No primeiro dia, o painel de abertura abordou o Pacto Paraibano pela Primeira Infância e o papel do controle social, com falas de George Lucas Lisboa da Silva (TCE-PB) e Marília França (Cedca). Eles destacaram desafios, capacitações e a necessidade de trabalho em rede.

No segundo dia, quatro painéis discutiram temas centrais: a diversidade das infâncias brasileiras; a importância do brincar; a primeira infância no SUAS e SUS; e o panorama das políticas públicas no estado.

Entre o público, que lotou o auditório, a coordenadora do Creas Regional de Manaíra, Flávia Andréa Tavares Nogueira, avaliou o encontro como essencial: “A expectativa é que traga propostas e soluções práticas para nosso dia a dia”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui