O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta sexta-feira (29), será marcado em João Pessoa por uma programação especial organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP). A data tem como objetivo conscientizar a população sobre os malefícios do tabagismo e incentivar a interrupção do vício.
A principal atividade será o Simpósio de Atualização em Pneumologia, realizado das 14h às 17h, no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley. O encontro terá palestras sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma brônquica, investigação da tosse e da dispneia, além de debates sobre o tratamento do tabagismo e os riscos do cigarro eletrônico.
Paralelamente, unidades da rede municipal de saúde promovem rodas de diálogo sobre vapes e ações de conscientização com usuários do Programa de Controle do Tabagismo. Na Policlínica Municipal de Jaguaribe, haverá ainda um “Chá Literário”, com o lançamento de um livro de Amaro Guimarães Filho, participante do programa.
O tratamento oferecido pela SMS-JP inclui atendimentos individuais e em grupo, suporte psicológico e medicamentoso, além de práticas integrativas como auriculoterapia e florais. O acompanhamento tem duração de até um ano e está disponível em oito serviços de saúde do município, entre policlínicas, Unidades de Saúde da Família e Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Desde 2006, o programa já atendeu 5.024 usuários, sendo que 1.702 conseguiram parar de fumar. Atualmente, o Caps AD III David Capistrano realiza em média 375 atendimentos mensais, funcionando em regime 24 horas por dia.