O Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM), em João Pessoa, registrou 4.805 acidentes envolvendo motociclistas apenas entre janeiro e julho de 2025. Os dados, levantados pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da unidade, apontam para um cenário alarmante no trânsito da Capital.
Segundo o levantamento, 3.481 ocorrências envolveram homens e 1.324 mulheres. Apesar de em menor escala, os acidentes com automóveis também chamam atenção: foram 54 registros no período, sendo 26 com condutores homens e 28 com mulheres.
Abril e maio: meses mais críticos
Entre os homens, abril (584 casos) e maio (546) lideraram os registros. Já entre as mulheres, abril também se destacou, com 242 ocorrências. O volume crescente impacta diretamente a rede de saúde pública, sobrecarregando serviços e ampliando os custos do sistema.
CHM alerta para necessidade de prevenção
O diretor-geral do hospital, Felipe Medeiros, defende medidas urgentes:
“Políticas públicas de prevenção de acidentes de moto envolvem fiscalização rígida, blitz, retirada de veículos sem segurança das ruas, campanhas sobre condução defensiva e uso de capacete. Nos acidentes de moto, o maior prejudicado é sempre o motociclista, que muitas vezes fica com danos físicos permanentes, além de sofrer consequências psicológicas e financeiras”, destacou.
A Coordenação de Vigilância em Saúde do CHM reforça a importância de campanhas educativas, incentivo ao uso de equipamentos de proteção e maior rigor na fiscalização de trânsito como estratégias fundamentais para reduzir o número de vítimas e aliviar a pressão sobre os hospitais.