Cícero Lucena anuncia projeto Casa Zero 83 para revitalizar o Centro de João Pessoa

Segundo a gestão municipal, o projeto está alinhado à estratégia de requalificação urbana e ao fortalecimento de políticas de inclusão.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), anunciou nesta quarta-feira (3) o início dos estudos para implantação da Casa Zero 83, iniciativa inspirada na bem-sucedida Casa Zero 81, de Pernambuco, voltada à revitalização do Centro da capital paraibana por meio da economia criativa, do artesanato e da cultura local.

A ideia foi discutida durante reunião com Fábio Silva, idealizador da versão pernambucana do projeto, que funciona como um shopping social e cultural em Recife. O espaço reúne loja colaborativa, café, cursos de capacitação e ações de inclusão produtiva, com foco na geração de renda e transformação social.

Já determinamos o início do processo de identificação de um imóvel no Centro da cidade para sediar o projeto. A Inovacentro já realizou visitas técnicas à Casa Zero 81 e acompanha de perto o modelo para adaptá-lo à realidade de João Pessoa”, afirmou o prefeito.

Novo polo de economia criativa

A Casa Zero 83 será estruturada por meio de parcerias com a iniciativa privada, apoio institucional e doações, além da formação de um grupo de trabalho que irá viabilizar o projeto. A proposta busca ocupar imóveis ociosos com atividades culturais e comerciais, contribuindo para a valorização do Centro Histórico.

Fábio Silva destacou o impacto da iniciativa na transformação urbana e social:

A Casa Zero ajuda a ativar espaços abandonados com função social e cultural, promovendo a ocupação positiva dos territórios. O projeto também contribui para o combate a estigmas, valoriza a memória, as tradições e fortalece a identidade local.”

Inclusão, inovação e desenvolvimento urbano

Segundo a gestão municipal, o projeto está alinhado à estratégia de requalificação urbana e ao fortalecimento de políticas de inclusão. A Casa Zero 83 deverá impulsionar novos negócios criativos e sustentáveis no Centro, estimular o turismo cultural e ampliar oportunidades para artesãos, artistas e empreendedores locais.

A próxima etapa será a definição do imóvel que sediará a Casa Zero 83 e a formalização de parcerias institucionais para garantir a viabilidade da proposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui