Obra da BR-230 em Cabedelo Completa Quase 10 Anos com Problemas Graves e Previsão de Custo Dobrado até 2026

Buracos, desvios, falta de sinalização e iluminação precária: esses são alguns dos obstáculos enfrentados diariamente por motoristas e pedestres que trafegam pelo trecho da BR-230 que corta os bairros de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. A causa é a obra de triplicação da rodovia, iniciada em 2017, que já atravessa três gestões federais e acumula atrasos, abandono, e aumento de custos.

Situação Atual: Perigo e Caos Viário

Moradores e motoristas relatam cenário de abandono entre os bairros do Renascer e o km 0 da rodovia (Transamazônica), com:

  • Buracos que se agravam no período chuvoso

  • Falta de sinalização vertical e horizontal

  • Estruturas de passarelas abandonadas (sem instalação das partes metálicas)

  • Risco de acidentes e atropelamentos

  • Iluminação precária ou inexistente, sobretudo em trechos próximos a condomínios

Um dos pontos mais críticos é o acesso à via local na entrada do bairro do Jacaré até a pista principal. À noite, o perigo é ampliado pela escuridão completa em diversos trechos, com postes apagados ou removidos.

Acidentes e Desvios Improvisados

Acidentes envolvendo veículos que caem em buracos ou valas abertas, bem como pedestres atropelados, têm sido recorrentes. O “retorno do Renascer”, local já conhecido por intenso tráfego, ficou ainda mais sobrecarregado com os novos desvios da obra, gerando engarrafamentos diários.

Relatos apontam atrasos de até uma hora no trajeto de ônibus, especialmente no sentido Cabedelo–João Pessoa, nas imediações do supermercado Carrefour.

Histórico da Obra: Atrasos e Aumento de Custos

  • Início: 2017

  • Orçamento inicial: R$ 255.499.965,86

  • Abandono: Em 2019, pelo consórcio Construcap/Copasa

  • Execução parcial pelo Exército Brasileiro

Até o bairro de Intermares (km 10), já foram gastos mais de R$ 91 milhões, considerando correções inflacionárias, para uma obra que deveria seguir até o bairro de Oitizeiro, na zona oeste da capital — totalizando 28 km de extensão.

Retomada e Novos Investimentos

Em setembro de 2023, o Governo Federal, por meio do ministro dos Transportes Renan Filho (MDB), anunciou a retomada das obras com a liberação de R$ 151 milhões. As novas etapas incluem:

  • Dois novos viadutos nos bairros Jardim América e Renascer

  • Instalação de passarelas

Ainda segundo o anúncio, a obra deverá receber mais R$ 300 milhões até 2026, com previsão de conclusão para o fim do atual governo federal.

Custo Total Estimado em 2025: Mais de R$ 542 Milhões

Com a nova previsão de investimentos, o custo da obra mais do que dobrou em relação ao orçamento original. O valor total pode superar R$ 542 milhões até setembro de 2025, somando aportes anteriores, repasses adicionais e ajustes por correção monetária.

Conclusão: Uma Década de Espera e Insegurança

A triplicação da BR-230 em Cabedelo tornou-se símbolo de ineficiência, risco à vida e desperdício de recursos públicos. A população segue aguardando a conclusão de uma obra que, mesmo após quase uma década, continua incompleta e repleta de falhas estruturais e operacionais.

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