A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4), a Operação Discovery 29 em João Pessoa, com foco na repressão a crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados por meio da internet. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na capital paraibana.
De acordo com a PF, o alvo da investigação poderá responder pelo crime de armazenamento de material de abuso sexual de crianças e adolescentes, previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ainda segundo os investigadores, a análise do conteúdo apreendido poderá revelar crimes mais graves, o que pode levar à ampliação das responsabilizações penais.
O nome Discovery — que significa “descoberta”, em inglês — faz alusão à atuação contínua dos agentes federais na identificação e responsabilização de autores desse tipo de crime. Segundo a PF, os danos causados à sociedade por esse tipo de abuso justificam a prioridade nas ações de combate.
A operação faz parte de um conjunto de ações permanentes promovidas pela Polícia Federal na Paraíba para combater o abuso sexual infantil na internet. Essas operações têm como objetivo interromper redes criminosas e proteger crianças e adolescentes da exploração virtual.