Paraíba receberá o primeiro computador quântico do Brasil, anuncia governador João Azevêdo

Equipamento será instalado em parceria com o Governo Federal e marcará avanço histórico na ciência e tecnologia do país

A Paraíba será o primeiro estado brasileiro a receber um computador quântico, fruto de uma parceria entre o Governo da Paraíba e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (4) pelo governador João Azevêdo (PSB), após reunião com a ministra Luciana Santos, no Centro Tecnológico do Nordeste, no Recife (PE).

Segundo o chefe do Executivo estadual, o documento formalizando a instalação do equipamento será assinado em breve. Para ele, o projeto representa um marco para o futuro da inovação e da soberania tecnológica no Brasil.

“Sabemos que a computação quântica já está e será cada vez mais forte no que se refere à evolução no segmento, e essa parceria com o Governo Federal, através do presidente Lula e do Ministério da Ciência e Tecnologia, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou João Azevêdo. “Agradeço ao Governo Federal por esse novo momento que viverão a Paraíba, o Nordeste e o Brasil.”

Desenvolvimento nacional

Durante o encontro, a ministra Luciana Santos celebrou a parceria com a Paraíba e destacou o papel estratégico do projeto para o país.

“Avançamos na concretização de um documento em que vamos garantir o desenvolvimento e a transferência tecnológica do primeiro computador quântico do Brasil, que será instalado na Paraíba. Essa decisão fortalece nossa soberania nacional, e estamos muito felizes por isso”, declarou a ministra.

Participantes da reunião

Além do governador João Azevêdo e da ministra Luciana Santos, também participaram da reunião:

  • Cláudio Furtado, secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba;

  • Ronaldo Guerra, chefe de Gabinete do Governador.

O projeto do computador quântico promete posicionar a Paraíba como referência nacional em tecnologia de ponta, estimulando a pesquisa científica, a formação de mão de obra qualificada e a atração de investimentos para o estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui