A Prefeitura de João Pessoa, por meio das Secretarias de Cuidado e Proteção Animal (Secupa) e de Saúde (SMS), tem reforçado a importância da Saúde Única (One Health), abordagem que busca integrar os cuidados com seres humanos, animais e meio ambiente. A iniciativa tem como objetivo promover o equilíbrio entre os ecossistemas, prevenir doenças e fortalecer o bem-estar coletivo.
O conceito considera que humanos, animais e ambiente compartilham os mesmos riscos e benefícios relacionados à saúde. Dessa forma, alterações em qualquer um desses elementos podem provocar desequilíbrios e facilitar a propagação de doenças. “Estamos lidando com a vida humana, animal e ambiental. Cuidar de tudo isso é essencial para a sociedade”, destacou a veterinária Alick Farias, do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses.
O secretário da Secupa, Guga Pet, também ressaltou que a proteção animal é um dos pilares dessa visão. “Na Clínica e Hospital do Pet, integramos cuidado veterinário com educação pública, vigilância de zoonoses e posse responsável, garantindo saúde animal, bem-estar humano e sustentabilidade ambiental”, afirmou.
Para operacionalizar essa política pública, a Prefeitura mantém:
-
Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, no bairro dos Bancários;
-
Clínica do Pet, no Centro;
-
Hospital do Pet, no Bairro dos Estados;
-
Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos.
A série de reportagens “Saúde Única: o cuidado integral de animais, humanos e meio ambiente” também irá mostrar o trabalho de outros profissionais que atuam nessa área, destacando a importância da medicina veterinária e da gestão pública para tornar João Pessoa uma cidade mais saudável e harmoniosa.