A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs), divulgou nesta segunda-feira (8) novo boletim epidemiológico sobre arboviroses no estado. Entre 1º de janeiro e 30 de agosto de 2025, foram registrados 7.036 casos prováveis das doenças, sendo 5.859 de dengue, 508 de chikungunya, 17 de zika e 652 de febre oropouche.
Redução nos casos
Em comparação com o mesmo período de 2024, o boletim aponta redução significativa:
-
Dengue: -52,64%
-
Chikungunya: -65,77%
-
Zika: -77,92%
Óbitos confirmados
Até o momento, foram confirmados quatro óbitos por dengue – três em João Pessoa e um em São Domingos do Cariri – e dois por chikungunya, nos municípios de Campina Grande e Prata.
Orientações da SES
A técnica responsável pelas arboviroses na SES, Carla Jaciara, reforçou a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Precisamos manter sempre a vigilância sobre as medidas de prevenção. Elas começam em nossas casas, eliminando focos de água parada, como garrafas, tampas, jarros e folhas acumuladas. Se cada um fizer sua parte, todos ganham”, destacou.
Ela alertou ainda para que a população não se automedique:
“Ao apresentar sintomas, é necessário procurar imediatamente uma unidade de saúde. Lá, serão coletadas amostras e encaminhadas para o Lacen, garantindo diagnóstico e tratamento adequados.”
Sintomas das arboviroses
-
Dengue: febre alta, dores no corpo, dor atrás dos olhos, náuseas, manchas vermelhas na pele, fadiga.
-
Chikungunya: febre alta, dores intensas e inchaço nas articulações, manchas vermelhas, dor de cabeça, cansaço.
-
Zika: febre baixa ou ausente, manchas na pele, coceira, conjuntivite não purulenta, dores leves nas articulações.
📊 O boletim completo pode ser acessado neste link.