As obras do Complexo Ponte do Futuro, que ligará Cabedelo, Santa Rita e Lucena, devem alcançar uma nova etapa no próximo mês, com o início da fundação da ponte principal na Ilha Stuart, localizada no rio Paraíba. A informação foi confirmada pelo engenheiro responsável, Igor Girardi, ao ClickPB.
Segundo ele, a supressão vegetal da ilha já foi concluída e, em outubro, começa a fase de fundação. A Ilha Stuart pertence ao município de Santa Rita e, depois da Ilha da Restinga, é considerada a segunda maior do estuário do rio Paraíba, podendo ser vista tanto da região do Jacaré, em Cabedelo, quanto de Forte Velho, em Santa Rita.
Andamento da obra
A ponte principal, que terá dois quilômetros de extensão e ligará Cabedelo a Santa Rita, já atingiu 21% de execução, segundo dados do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB). As obras começaram entre fevereiro e março deste ano e contam com investimento de R$ 465,5 milhões do Governo do Estado. A previsão é que o complexo seja concluído até o fim de 2026.
O ponto inicial da ponte fica no quilômetro 9,64 da BR-230, em Cabedelo.
Estrutura do Complexo
Além da ponte principal, o projeto contempla:
-
Prolongamento da PB-011, de Forte Velho até Lucena, com 11,2 km de extensão até o entroncamento com a PB-019;
-
Adequação da PB-025 até o entroncamento com a BR-101, em trecho de 500 metros.
Impactos esperados
De acordo com o Governo do Estado, a obra terá forte impacto na mobilidade urbana da Região Metropolitana de João Pessoa, proporcionando:
-
Redução do tempo de deslocamento;
-
Menos acidentes de trânsito;
-
Melhoria da qualidade de vida da população;
-
Diminuição da poluição ambiental.