A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) inicia, nesta quinta-feira (2), a programação alusiva à Campanha Outubro Rosa, com uma série de ações nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital. O objetivo é sensibilizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e reforçar os cuidados integrais com a saúde feminina.
A abertura oficial será realizada na sede da SMS, no bairro da Torre, a partir das 9h, e contará com serviços como massoterapia, osteopatia, auriculoterapia, verificação de pressão arterial, palestra, distribuição de material informativo e sorteio de brindes.
Programação durante o mês
Ao longo de outubro, as USFs vão ofertar:
-
Encaminhamento para mamografias;
-
Exames citológicos e ultrassom transvaginal;
-
Autoexame da mama;
-
Testes rápidos;
-
Consultas médicas e odontológicas;
-
Orientações nutricionais;
-
Terapias holísticas e práticas integrativas;
-
Atividades físicas (como aeróbica);
-
Oficinas de maquiagem;
-
Palestras, rodas de conversa e apresentações culturais.
Entre as atividades especiais, destacam-se:
-
‘Estação Rosa da Prevenção’ – USF Cruz das Armas IV, no dia 9 de outubro;
-
‘Dia do Rosa no CMEI’ – ação da USF Ilha do Bispo Integrada, no dia 15 de outubro;
-
‘Caminhada Rosa’ – promovida pela USF São Rafael, no dia 29 de outubro.
Exames e agendamento
De acordo com a SMS, mulheres a partir de 40 anos têm acesso facilitado a mamografias de rastreamento, realizadas nos serviços conveniados do Hospital Napoleão Laureano, Hospital São Vicente e Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).
O exame pode ser agendado diretamente pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ ou na própria USF de referência. A rede também disponibiliza consultas com especialistas e exames complementares, como a ultrassonografia, que também pode ser marcada via aplicativo.
“Mais do que uma campanha de um mês, o Outubro Rosa é um lembrete crucial para que mulheres de todas as idades priorizem a saúde mamária e se informem sobre as formas de prevenção e detecção”, destacou Lívia Falcão, responsável pelo Departamento de Saúde da Mulher da SMS.