A Polícia Civil e a Polícia Militar deflagraram, nesta quinta-feira (2/10), uma operação contra duas facções criminosas em Santa Luzia, no Sertão da Paraíba. A ação teve como foco o combate a homicídios, tráfico de drogas e armas. Até o momento, cinco suspeitos foram presos e 22 ordens judiciais foram cumpridas — sendo 18 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão.
Estrutura da operação
A ofensiva mobilizou cerca de 150 policiais civis e militares, incluindo equipes das delegacias de Santa Luzia, Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE), Roubos e Furtos de Patos (DRF), Teixeira, São Mamede, Delegacia da Mulher (DEAM), além da 1ª DD de Patos, da 3ª Superintendência de Patos, do 3º Batalhão de Polícia Militar e do 4º Batalhão de Bombeiros Militar.
O delegado Rodrigo Monteiro, titular da 15ª Delegacia Seccional de Patos, explicou que os alvos da operação são duas organizações criminosas que atuam principalmente nos bairros Monte e Vila.
Segundo o tenente-coronel Esaú, a integração entre as forças policiais reforça o combate à criminalidade e assegura mais tranquilidade para a população. Já o delegado Eduardo Luna destacou que a ação dá continuidade às investigações iniciadas em abril de 2025, quando uma ofensiva resultou em prisões e apreensões de drogas e armas.
Resultados e histórico
Após a operação de abril, Santa Luzia passou cinco meses sem registrar homicídios. O último assassinato ocorreu em 12 de setembro, motivado por disputas entre facções rivais ligadas ao tráfico, e foi esclarecido pela Polícia Civil.
Com a ação desta quinta-feira, as forças de segurança reforçam o compromisso de desarticular facções, prevenir novos crimes e proteger a comunidade local. Esta já é a terceira grande ofensiva em 11 meses, resultando em diversas prisões de investigados condenados pela Justiça.