Paraíba registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol; paciente será transferido para UTI em Campina Grande

O registro na Paraíba ocorre em meio ao alerta nacional sobre o aumento dos casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas.

O secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Ari Reis, confirmou, neste sábado (4), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. A informação foi divulgada pelo gestor em suas redes sociais.

Segundo Reis, o paciente é um homem de 32 anos, natural de Baraúna, que deu entrada no Hospital Regional de Picuí após relatar a ingestão de bebidas alcoólicas nos últimos três dias e apresentar sintomas compatíveis com intoxicação.

O homem foi encaminhado imediatamente para a UTI da unidade hospitalar e, em cerca de uma hora, deverá ser transferido para a UTI do Hospital de Trauma de Campina Grande, onde seguirá sob acompanhamento especializado.

“Todas as equipes da Secretaria de Estado da Saúde estão mobilizadas para acompanhar o caso”, afirmou o secretário em vídeo publicado nas redes sociais.

Contexto nacional

O registro na Paraíba ocorre em meio ao alerta nacional sobre o aumento dos casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas. Até a sexta-feira (3), o Ministério da Saúde contabilizava 113 notificações no Brasil:

  • 11 confirmadas

  • 102 em investigação

Os casos estão distribuídos entre estados como São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui