O governador João Azevêdo recebeu, na tarde desta terça-feira (14), na Granja Santana (João Pessoa), o novo superintendente da Sudene, Francisco Ferreira Alexandre, para tratar de pautas prioritárias de crescimento regional e melhoria da qualidade de vida.
João Azevêdo defendeu cooperação entre Estados e Sudene nas decisões estratégicas e destacou o bom momento fiscal da Paraíba, com nota A+ da Secretaria do Tesouro Nacional, o que permite ampliar investimentos, gerar emprego e renda e sustentar altas no varejo.
Entre os projetos citados, o Polo Turístico Cabo Branco já soma R$ 2,7 bilhões em investimentos privados, com nove resorts e três parques temáticos financiados por Sudene e Banco do Nordeste. No eixo de Ciência e Tecnologia, o governador mencionou o radiotelescópio BINGO, a Cidade da Astronomia (Sertão) e o futuro Centro Internacional de Computação Quântica na Paraíba.
O superintendente Francisco Ferreira elogiou as ações do governo e afirmou estar à disposição para novos projetos, antecipando que, em 2026, o FNE deve aumentar 10%, alcançando R$ 3,3 bilhões para projetos estruturantes. “A Paraíba tem se destacado em todo o Brasil”, disse.
Participaram da reunião os secretários Deusdete Queiroga (Infraestrutura e Recursos Hídricos), Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Rômulo Polari Filho (Cinep), além do coordenador-geral de Gestão Institucional da Sudene, Pabllo Brandão, e do vereador Marcus Henriques.