A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (16), a 7ª edição da Assembleia Itinerante, com sessão ordinária no município de Sousa, Sertão do estado. O encontro, sediado no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus Sousa, reuniu deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças locais para discutir demandas regionais e aprovar projetos que visam melhorar a qualidade de vida do povo sertanejo.
Aproximação com a população
O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, destacou que o projeto Assembleia Itinerante tem como objetivo aproximar o Legislativo da população, ouvindo diretamente as necessidades dos municípios.
“É a oportunidade de aproximar o Poder Legislativo do povo. Ouvir os gestores e parlamentares dos municípios, assim como lideranças políticas, para que todos possam expor seus pontos de vista sobre temas específicos da região e de todo o Estado. Dessa forma, a Assembleia segue trabalhando por uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, afirmou Galdino.
Medidas para enfrentar a crise hídrica
A sessão também foi marcada pela aprovação de medidas emergenciais voltadas à estiagem que afeta o Sertão. Os parlamentares aprovaram o Requerimento nº 25.645/2025, de autoria do deputado Chico Mendes, que solicita ao Governo do Estado a perfuração e instalação de poços artesianos nos municípios que integram a 10ª região geoadministrativa da Paraíba, sediada em Sousa.
Adriano Galdino reforçou a urgência em resolver o problema hídrico de forma definitiva:
“Estivemos no Vale do Piancó e passamos por São Bento, onde vários municípios sofrem com a falta de água. Precisamos investir na distribuição, garantindo água para o consumo humano, para o agronegócio e para os rebanhos. O homem do campo precisa ter a garantia de que terá água hoje, amanhã e no futuro”, afirmou.
Habitação e inclusão social
O deputado Júnior Araújo apresentou o Requerimento nº 25.694/2025, solicitando à presidente da Companhia de Habitação Popular da Paraíba (Cehap) a construção de novas unidades habitacionais em Sousa, dentro do Programa Parceiro da Habitação.
“Nosso objetivo é reduzir os graves desafios do setor habitacional que ainda afetam milhares de famílias paraibanas, especialmente as de baixa renda ou que vivem em áreas de risco. É preciso garantir moradia digna para o segmento mais vulnerável da população”, pontuou o parlamentar.
Cultura e turismo
Na área cultural, o deputado Wallber Virgolino teve aprovado o Projeto de Lei nº 4.473/2025, que reconhece a Expo Sousa como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba. Realizado anualmente em julho, o evento reúne exposições agropecuárias, feiras de negócios e atrações culturais, movimentando a economia regional.
“Reconhecer a Expo Sousa como Patrimônio Cultural Imaterial é valorizar uma tradição que fortalece a identidade do povo sousense e impulsiona a economia do Sertão”, justificou Wallber.
Também foi aprovado o reconhecimento do Santuário Frei Damião, construído em 1974, como Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial da Paraíba, a partir de proposta do deputado Felipe Leitão.
“O Santuário é um local de fé, peregrinação e agradecimento. Mais de 10 mil fiéis o visitam mensalmente, tornando-se uma importante rota de turismo religioso”, destacou Leitão.
Próximas edições
A edição de Sousa marca a sétima parada da Assembleia Itinerante, que já passou por Campina Grande, Guarabira, Patos, Itaporanga, Piancó e São Bento. O projeto visa descentralizar as atividades parlamentares e promover o diálogo direto com as comunidades do interior.
Os paraibanos podem acompanhar as sessões, audiências e votações da ALPB pela TV Assembleia (canal 8.2) e pelo canal TV Assembleia PB no YouTube.