O desempenho do varejo da Paraíba segue em alta e se destaca no cenário nacional. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor cresceu 4% em agosto na comparação com o mesmo período de 2024, alcançando a terceira maior taxa do País.
Os três estados do Nordeste lideraram o ranking nacional de crescimento: Rio Grande do Norte (7,3%), Maranhão (4,3%) e Paraíba (4%). No mesmo período, o Brasil registrou aumento modesto de 0,4%, e 11 estados tiveram retração nas vendas do comércio varejista.
Destaques em outros indicadores
A Paraíba também apresentou bons resultados em outros dois comparativos da pesquisa. No índice mensal de agosto sobre julho, o estado cresceu 1,9%, e no acumulado de janeiro a agosto, o avanço foi de 5,5% — ambos os casos representam o terceiro melhor desempenho do País.
Já o resultado nacional foi bem mais modesto, com alta de 0,2% no mês e 1,6% no acumulado do ano.
Comércio ampliado
No indicador de comércio varejista ampliado — que inclui veículos, motos, peças, materiais de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo —, a Paraíba registrou alta de 2,3% em agosto e 5,1% no acumulado do ano, o segundo melhor resultado do Brasil.
Enquanto isso, o País apresentou queda de 2,1% no mês e retração de 0,4% no acumulado.
Segmentos em alta
Entre os setores com melhor desempenho, o IBGE destacou seis dos oito grupos pesquisados:
-
Móveis e eletrodomésticos;
-
Artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria;
-
Outros artigos de uso pessoal e doméstico;
-
Tecidos, vestuário e calçados;
-
Livros, jornais, revistas e papelaria;
-
Combustíveis e lubrificantes.
As duas atividades que registraram queda foram hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, e equipamentos e materiais de escritório, informática e comunicação.
Investimentos e impacto econômico
O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, atribuiu o bom desempenho à política de investimentos públicos e à estabilidade econômica do estado.
“A Paraíba vem se destacando nacionalmente porque nossa roda da economia está girando de forma mais intensa. Isso é resultado de investimentos públicos, obras estruturantes e de um ambiente de negócios mais favorável”, afirmou.
Segundo ele, as melhorias em infraestrutura, segurança hídrica, transporte e logística têm fortalecido a economia e ampliado a geração de emprego e renda no estado.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), iniciada em 1995, acompanha a variação do volume e da receita nominal de vendas no comércio varejista e varejo ampliado, analisando empresas com 20 ou mais funcionários. Os dados completos podem ser consultados no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra).