Mais de cinco milhões de famílias brasileiras começam a receber, a partir desta segunda-feira (20), o Auxílio Gás, benefício destinado a reduzir o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias em situação de vulnerabilidade social.
O valor pago neste mês é de R$ 108, equivalente a 100% do preço médio do botijão de 13 quilos. O benefício é repassado a cada dois meses e segue o calendário do Bolsa Família.
Os primeiros a receber são os beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) final 1, e os pagamentos seguem de forma escalonada até o dia 31 de outubro, quando recebem os inscritos com NIS final 0.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o investimento total neste ciclo de pagamentos é de R$ 542 milhões.
Criado para garantir dignidade energética às famílias de baixa renda, o Auxílio Gás é destinado a pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que possuam renda per capita de até meio salário mínimo, com prioridade para mulheres chefes de família e beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada).