As obras do complexo rodoviário Ponte do Futuro, que vai interligar os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, alcançaram cerca de 30% de execução. Segundo o engenheiro responsável pelo projeto, a construção da ponte principal está na fase de fundação, superestrutura e terraplenagem, e os trabalhos na Ilha Stuart, que passou por supressão vegetal, já foram iniciados.
De acordo com o engenheiro, as equipes começaram as intervenções no trecho da ilha, com a implantação da fundação e das travessas de apoio das vigas, chamadas de mesoestruturas. O complexo contará com duas pontes — uma principal, com 2 quilômetros, e outra com 420 metros —, além de um viaduto sobre a linha férrea, com 40 metros de extensão.
O transporte dos materiais utilizados na obra está sendo feito com o auxílio de quatro balsas, que variam de tamanho conforme a necessidade, e uma quinta embarcação está sendo mobilizada. Cada balsa tem capacidade média para transportar seis caminhões. No total, serão utilizadas mais de 340 vigas, cada uma pesando mais de 60 toneladas, o que representa um volume superior a 20 mil toneladas de estrutura.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), a previsão é que o complexo seja concluído até o fim de 2026. A obra tem início no quilômetro 9,64 da BR-230, em Cabedelo, e contempla também o prolongamento da PB-011, ligando Forte Velho a Lucena, com 11,2 quilômetros de extensão, além da adequação da PB-025 até o entroncamento com a BR-101, totalizando 500 metros adicionais.
Com investimento considerado estratégico pelo Governo do Estado, o projeto deve melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de João Pessoa, reduzir acidentes, diminuir o tempo de deslocamento e impulsionar o desenvolvimento econômico, além de contribuir para a redução da poluição ambiental e elevar a qualidade de vida da população.




