Temperaturas chegam a 40°C e marcam início de novembro com calor extremo na Paraíba

O meteorologista destacou ainda que há uma tendência de redução gradual das temperaturas máximas nos próximos dias, conforme a massa de ar seco perca intensidade.

O mês de novembro começou com temperaturas recordes na Paraíba, que chegaram a 40°C em municípios do Sertão. De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a quarta-feira (5) foi marcada por calor acima da média, com diversos municípios registrando picos de temperatura extrema.

Os termômetros oficiais da Aesa apontaram os seguintes registros:

  • Itaporanga: 40,0°C

  • Patos: 39,9°C

  • São Mamede: 39,7°C

  • Santana dos Garrotes: 39,5°C

  • Sousa: 39,2°C

Segundo o meteorologista Heitor Alves, o fenômeno está associado à atuação de uma massa de ar seco sobre a região central do Nordeste. Embora o aumento gradual das temperaturas seja comum na primavera, o especialista explica que as condições atmosféricas atuais intensificam o calor no estado.

“Há previsão da persistência desse sistema atuando até o fim de semana. As temperaturas devem continuar elevadas, podendo chegar novamente aos 40°C no Sertão paraibano”, afirmou Heitor.

O meteorologista destacou ainda que há uma tendência de redução gradual das temperaturas máximas nos próximos dias, conforme a massa de ar seco perca intensidade.

“Daí volta à normalidade, que para o Sertão já é quente para essa época do ano”, completou.

A Aesa orienta a população a redobrar os cuidados com a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol e proteger crianças e idosos, que são mais vulneráveis às altas temperaturas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui