Mesmo diante de um cenário econômico desafiador, marcado por juros altos e instabilidade no comércio internacional, a Paraíba deve registrar o 3º maior crescimento industrial do País e o 1º do Nordeste em 2025. A projeção foi divulgada nesta sexta-feira (7) pelo Banco do Brasil, no estudo Resenha Regional de Assessoramento Econômico.
De acordo com o levantamento, o setor industrial paraibano deve crescer 3,7% no próximo ano, ficando atrás apenas de Mato Grosso (6,5%) e Pará (4,7%). O estado divide a terceira colocação com o Piauí, que também apresenta previsão de alta de 3,7%. Em contrapartida, Rio Grande do Norte e Pernambuco devem registrar retração de -1,4%.
PIB industrial acima das médias nacional e regional
A projeção indica que o PIB industrial da Paraíba vai crescer mais do que as médias do Nordeste (1,6%) e do Brasil (1,7%), alcançando desempenho semelhante ao setor agropecuário (3,7%) e superando o de serviços (2,7%).
O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, comemorou os números e destacou que o resultado reflete o planejamento e os investimentos do Governo do Estado:
“A Paraíba mostra, com indicadores como este, que as ações do Governo são assertivas. Temos obras em todas as regiões e investimentos que geram emprego e renda. Assim seguimos fortalecendo o crescimento e atraindo mais empresas, inclusive industriais”, afirmou.
Destaques do levantamento
-
3º maior crescimento industrial do Brasil (3,7%);
-
1º lugar no Nordeste;
-
Desempenho acima das médias nacional e regional;
-
Crescimento impulsionado por investimentos públicos e privados.
O estudo reforça a tendência de diversificação econômica e o fortalecimento do parque industrial paraibano, resultado de políticas de incentivo, infraestrutura e capacitação voltadas à geração de empregos e ao desenvolvimento sustentável do estado.




