João celebra parceria com Uber e MPPB e destaca reforço na segurança

A novidade foi oficializada em solenidade na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, e tem como objetivo reforçar a segurança, sobretudo das mulheres, durante as viagens realizadas pela plataforma.

O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (17), um termo de cooperação técnica com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a empresa de transporte por aplicativo Uber, que permitirá o acionamento direto do número 190 por motoristas e passageiros. A novidade foi oficializada em solenidade na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, e tem como objetivo reforçar a segurança, sobretudo das mulheres, durante as viagens realizadas pela plataforma.

A ferramenta será coordenada pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social e integrará o botão de emergência da Uber aos Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs). O sistema enviará automaticamente à polícia a localização em tempo real da ocorrência, permitindo o deslocamento imediato da viatura mais próxima.

Durante o evento, o governador destacou a importância da iniciativa. “Essa é mais uma ação que se implanta na Paraíba para que a gente possa reduzir de forma significativa a violência contra as mulheres, ampliando a segurança de toda a população que utiliza esse meio de transporte”, declarou João Azevêdo. Ele também lembrou outras ações do governo estadual, como a Patrulha Maria da Penha, Centros de Acolhimento e as futuras Salas Lilás, que serão implantadas com apoio do programa Antes que Aconteça, coordenado nacionalmente pela senadora Daniella Ribeiro.

O procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, disse que a medida reforça o compromisso institucional com a vida das mulheres paraibanas. “Com as ações de hoje, vamos promover transformações reais, assegurando dignidade, proteção e liberdade”, afirmou.

Representando a Uber, Natália Falcon, gerente de Parcerias para Enfrentamento à Violência contra a Mulher, explicou que o recurso é um marco no enfrentamento da violência de gênero. “O botão enviará à Central de Operações Policiais um pacote de dados, incluindo a localização exata, para agilizar o atendimento em situações de emergência”, afirmou.

Além do botão, foram lançados no evento o projeto Banco Vermelho, para conscientização sobre o feminicídio, e a exposição fotográfica “Mulheres Invisibilizadas”. O Ministério Público também oficializou a implementação do plano de trabalho do programa Antes que Aconteça, com R$ 2 milhões destinados a ações rápidas de prevenção, como criação de núcleos de assistência humanizada e campanhas educativas.

A senadora Daniella Ribeiro ressaltou que o programa também chegará às escolas públicas, com capacitação de equipes técnicas e ações voltadas para o empreendedorismo feminino. Já a segunda-dama da Paraíba, Camila Mariz, reforçou que os esforços serão direcionados a todo o estado, com mapeamento de dados, campanhas educativas e ações estruturadas para garantir a proteção das mulheres.

Participaram da solenidade o vice-governador Lucas Ribeiro, prefeitas de várias regiões, além de autoridades como a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Herminegilda Leite, a desembargadora Fátima Bezerra, e secretários do Governo do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui