O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta terça-feira (18), a anulação de três questões da prova do Enem 2025, aplicada no último domingo (16). A decisão foi tomada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) após a identificação de relatos de antecipação de perguntas semelhantes às do exame, levantando suspeita de quebra de sigilo.
Em nota oficial, o Inep informou que uma equipe técnica da comissão assessora responsável pela elaboração das provas analisou os indícios e decidiu pela anulação imediata dos itens. A Polícia Federal foi acionada para investigar a conduta dos envolvidos, apurar responsabilidades e esclarecer se houve má-fé ou violação da confidencialidade.
As questões anuladas pertenciam às provas de ciências da natureza e matemática, aplicadas no segundo dia do exame.
Participação no Enem 2025
De acordo com o Inep, 142.050 candidatos realizaram as provas na Paraíba. Desse total:
-
101.302 (71,3%) tiveram isenção da taxa de inscrição;
-
40.748 efetuaram o pagamento.
O número representa um crescimento de 10,6% em relação a 2024, quando o estado registrou 128.376 inscritos.
Assim como em anos anteriores, as mulheres seguem como maioria no exame, totalizando 82.787 inscrições, enquanto os homens somam 59.263 candidatos.
O MEC reforçou que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para garantir a lisura do processo e a igualdade de condições entre todos os participantes.




