No Dia do Empreendedorismo Feminino, trajetória da paraibana Soni Cassiano representa força das mulheres nos negócios

O Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado nesta quarta-feira (19), chega em um momento de expansão histórica da presença das mulheres nos negócios no Brasil. De acordo com um estudo do Sebrae nacional, o país encerrou o quarto trimestre de 2024 com 10,4 milhões de mulheres empreendedoras, um recorde que representa crescimento de cerca de 42% no período de 2012 a 2024. Na Paraíba, esse avanço se traduz em lideranças que transformam mercados e geram impacto social e econômico, como é o caso da empresária Soni Cassiano, sócia-diretora do Grupo OFFICINA.

Designer de Interiores pelo IFPB e Administradora pela UEPB, Soni reúne competências criativas e estratégicas que a colocam entre as principais referências do segmento moveleiro no Nordeste. Ao lado do marido e sócio, Adeilton Pereira, ela comanda três empresas no estado: a ESSANTO, fábrica de móveis planejados; a VIVA Móveis.com, primeira loja de móveis customizados com conceito fígital no Brasil; e a OFFICINA, voltada para soluções personalizadas em mobiliário de alto padrão. Juntas, as empresas são referência no setor não apenas na Paraíba, mas em toda a região Nordeste.

Raízes que movem o negócio – Com quase três décadas de atuação, Soni ajudou a posicionar o setor moveleiro na Paraíba. O Grupo OFFICINA hoje movimenta a economia com geração de emprego, renda e iniciativas socioambientais que fortalecem a cadeia produtiva e ampliam a responsabilidade social das empresas. Atualmente, o grupo conta com 180 colaboradores e uma ampla atuação em todos os estados do Nordeste.

Parte dessa força vem da identidade cultural que a empresária faz questão de preservar. A origem nordestina é um dos pilares que orienta suas decisões nos negócios. “Carrego com orgulho as minhas raízes. São elas que me definem e me inspiram todos os dias. A nossa cultura é muito valiosa e contribuir para que ela não se perca é um dos meus objetivos”, destaca. A inquietude criativa, segundo ela, é outro diferencial que sustenta o crescimento do grupo. “Não aceitamos o suficientemente bom, por isso estamos sempre inquietos”, diz.

Para Soni, a diversidade de experiências que as mulheres trazem para o ambiente corporativo é um dos motores da inovação no país  e um dos motivos pelos quais tantas empresas se fortalecem com lideranças femininas. “As diferentes visões e experiências que as mulheres trazem para o ambiente de trabalho ampliam nossa capacidade de inovação e permitem que enfrentemos desafios com mais criatividade e eficiência”, afirma.

A trajetória de Soni Cassiano ilustra a força das raízes nordestinas firmes, criativas e sempre prontas a florescer, com uma história que representa tantas outras mulheres corajosas e inquietas, que reinventam o mercado, movimentam a economia e ampliam o espaço das mulheres nos negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui