O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), em João Pessoa, amplia sua oferta de serviços e passa a disponibilizar, a partir do dia 29 deste mês, o estudo urodinâmico, exame essencial para diagnosticar alterações no funcionamento da bexiga. O serviço é inédito na Rede Municipal de Saúde e representa um avanço significativo no atendimento urológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O estudo urodinâmico é indicado para diversos públicos, como explica o urologista Rafael Rebouças, coordenador do Serviço de Urologia do HMSI. Segundo ele, o exame beneficia:
-
homens com aumento da próstata;
-
pacientes (homens e mulheres) com incontinência urinária;
-
pessoas com doenças neurológicas que afetam a bexiga.
“É uma gama de pacientes que vai se beneficiar. É um exame difícil de conseguir na rede pública e que agora estará acessível no Santa Isabel, favorecendo quem tem patologias prostáticas ou vesicais”, destacou o médico.
A diretora-geral do HMSI, Adriana Lobão, comemorou a implantação do serviço e ressaltou sua importância para o diagnóstico urológico tanto masculino quanto feminino. “Esse exame é fundamental em várias patologias femininas e masculinas. Com a oferta aqui no Santa Isabel, ampliamos significativamente o acesso da população ao estudo urodinâmico”, explicou.
Ela reforçou que, até então, o exame era oferecido de forma limitada na rede pública. Agora, com o novo serviço, mais pacientes poderão realizá-lo com agilidade. “Estamos felizes em proporcionar ao paciente do SUS um acesso mais rápido e eficiente. É mais um avanço da saúde municipal”, afirmou.
Com a novidade, João Pessoa amplia sua capacidade de atendimento especializado e fortalece a assistência urológica na capital.




