Vacina da dengue: Anvisa anuncia aprovação de 1º imunizante de dose única

Agora, para concluir o processo e obter o registro definitivo, o instituto deve assinar, nesta quarta-feira (26), em São Paulo, o Termo de Compromisso referente aos estudos complementares e ao monitoramento obrigatório do imunizante.

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan recebeu aprovação técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora, para concluir o processo e obter o registro definitivo, o instituto deve assinar, nesta quarta-feira (26), em São Paulo, o Termo de Compromisso referente aos estudos complementares e ao monitoramento obrigatório do imunizante.

De acordo com a Anvisa, a assinatura do documento é uma das últimas exigências formais antes da liberação completa da vacina.

O imunizante será aplicado em dose única e oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. A adoção do esquema simplificado visa facilitar a adesão da população e otimizar a logística de vacinação, enquanto outras vacinas disponíveis atualmente necessitam de duas ou três doses.

Em janeiro, o Ministério da Saúde já havia incorporado ao SUS o primeiro imunizante contra a doença, voltado para crianças de 10 a 14 anos.

A aprovação da nova vacina ocorre em um cenário preocupante. Somente em 2025, o Brasil já registrou 1,6 milhão de casos prováveis de dengue e 1.730 mortes, segundo dados oficiais do governo federal.

Com o avanço do processo regulatório, a expectativa é que o imunizante do Butantan amplie a capacidade de vacinação no país e se torne um importante reforço no enfrentamento da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui